6 sinais de que você está num relacionamento abusivo e como superar

Estar em um relacionamento abusivo é muito difícil de se perceber, mas é imprescindível se reconhecer e tomar um atitude em relação a isso.

Estar em um relacionamento faz com que tenhamos total confiança na pessoa que está conosco, esse excesso de confiança e dependência faz com que não se perceba quando as atitudes do parceiro passam a ser abusivas e começam a causar mal a nos mesmas, aqui vamos discutir seis sinais que indicam um relacionamento abusivo e como superar esse momento.

PUBLICIDADE

Seu companheiro vigia seus passos: Ciúmes excessivo disfarçado em “cuidado”, esse sinal você percebe quando seu parceiro quer ter acesso total ao seu celular e redes sociais, te vigia quando sai de casa e causa desconforto quando você está com amigos, o sentimento de posse é evidente e acaba te deixando a merce das vontades do seu parceiro.

Seu parceiro tenta de diminuir e ridicularizar: O parceiro que tem sentimento de posse sobre o outro tem como padrão diminuir seu parceiro para ter certeza que não perderá para ninguém a pessoa que ele considera “dele”. Essas atitudes vão desde piadas e constrangimento em frente a amigos e conhecidos, até o xingamentos e chacotas feitos dentro de casa.

PUBLICIDADE

Seu parceiro reclama e obriga você a mudar seus hábitos: Se você antes não saia de casa sem passar um batom e um perfume mas que agora por conta das pressões do parceiro hoje já não se preocupa com a aparência, esse é um claro sinal que há algo errado no seu relacionamento.

Seu parceiro se preocupa somente com ele:  Quando você tenta dividir seus problemas e anseios com seu parceiro e ele não d bola ou por vezes menospreza seu sentimento, acredita que só quem tem problemas é ele e que a sua vida é boa até demais perto da dele; sim esse é um sinal que ele não se preocupa com você e sim somente com ele.

Seu parceiro faz chantagem emocional para te controlar:  Ao conseguir uma conquista seu parceiro ao invés de ficar feliz por você faz com que você se sinta mal por ter conseguido tal feito, esse é um sinal de relacionamento abusivo. A pessoa usa frases e atitudes para que você se sinta culpada por estar bem.

Seu parceiro utiliza problemas aleatórios para justificar o comportamento abusivo:  Ele justifica seu comportamento com relacionamentos fracassados no passado, com problemas no trabalho que estão lhe causando estresse, com a falta de sexo no relacionamento, entre outras desculpas.

O que fazer quando se está em um relacionamento abusivo:  Ao se constatar um relacionamento abusivo é necessário procurar ajuda externa: família, amigos, psicólogos ou profissionais de saúde em relacionamentos. Procurar ajuda nesse momento é importantíssimo, tanto para você quanto para o seu parceiro. Se o mesmo se recusar a procurar ajuda é necessário o afastamento entre vocês para a sua segurança.

A família é muito importante nesse momento de transição de um relacionamento abusivo, ao ajudar no apoio psicológico da vitima e sentimento de segurança da mesma. Uma família que ajuda nesse momento pode salvar a vida de uma pessoa que está emocionalmente sensível e abalada.

Casos de relacionamento abusivo podem desencadear depressão em quem é vítima dele, uma vez que mexe com o psicológico da pessoa afetando extremamente sua autoestima, e causando sensação de divida e dependência do seu agressor. A vitima não entende como violência o que passa em seu relacionamento acreditando ser normal. Por isso a importância de se detectar um relacionamento abusivo e procurar ajuda o quanto antes.

 

PUBLICIDADE

Escrito por Carla Gomes

Colunista em diversos sites. Adoro escrever sobre qualquer assunto. Cursando publicidade e marketing. Apaixonada e ecommerce e marketing digital. Contato: [email protected]