Em meio a pandemia do Covid-19, que chegou ao Brasil em março deste ano, os internautas acharam uma forma de se divertir, mesmo que o momento fosse de dificuldade. Logo no início da pandemia, a cantora Cardi B repercutiu e muito nas redes sociais, se tornando um meme com um vídeo em que demonstrava ter medo da nova doença. A gravação ganhou tanto destaque, que no Brasil além do meme, se tornou um bega-funk.
O Big Brother Brasil se tornou um grande aliado dos brasileiros que estavam, assim como os participantes, confinados em isolamento social. Se tornou um fenômeno com recorde de audiência, e foi também um grande fonte de memes. Como uma briga entre Flayslane e Victor Hugo, que rendeu a famosa frase “não gosto de ignorância não, viu, Victor Hugo?”.
O programa não parou por aí, outros memes surgiram com os dias a atenção do público voltada. Flayslane novamente protagonizou um destes momentos, com cenas, que na web se tornaram o enterro da cantora. E também, uma briga com Rafa Kalimann, que rendeu um discurso por parte da influenciadora, que foi muito repercutido na internet.
Outro sucesso neste período que se espalhou entre os internautas foi o vídeo da Cebeleleila Leila, feito por Eduardo Sterblitch em seu programa, que se espalhou em agosto pelas redes sociais, e se tornou um viral entre os internautas, por ser um verdadeiro “chiclete” que ficava preso na mente das pessoas que assistiam ao vídeo.
Assim como o BBB20, o programa A Fazenda 12 pegou carona também nos memes, e os confinados levaram para dentro do programa o famoso “meme do caixão” que ficou popular em meio a pandemia, e protagonizaram em vários momentos um releitura do meme, quando algum dos participantes acabava ficando ameaçado pelo destaque de outro.