Exemplo! Brasileiro com down é aprovado em Universidade Federal

O jovem José Artur Ciríaco, tem down mas isso não o impediu de conquistar seu espaço no meio acadêmico.

O que é a síndrome de down?

É quando há uma modificação genética que é causada por um erro na divisão das células, as pessoas acabam apresentando características diferenciadas como; rosto arredondado, olhos mais puxados e menores, o comportamento intelectual também é afetado.

Entretanto, com todos esses desafios já dados por essa síndrome,o Jovem José Artur Ciríaco destacou-se, e mostrou para todos que sua doença tem limitações sim, mas quando há força de vontade tudo se consegue. José, foi aprovado para fazer curso superior de Teatro, na Universidade Federal de Alagoas.

PUBLICIDADE

José que é conhecido por amigos e familiares como “fera” tem síndrome de down, essa doença atinge mais de 300 mil pessoas da população brasileira atualmente, aprendemos no início deste artigo o que ela é. Em pesquisas feitas, destacou-se que dessas 300 mil pessoas com down, somente 74 estão cursando o ensino superior.

O jovem José Arthur, é a prova viva de que nada impede o sonho de quem acredita. Ter down não é impedimento para não estudar. Ele conseguiu conquistar seu espaço no meio acadêmico, mesmo com todas as dificuldades José optou por seguir em frente e estudar. Artur, é alagoano e sempre estudou em colégio público, muito comunicativo, ele está muito feliz com sua nova conquista. Na foto de sua comemoração por ter passado na universidade, o jovem aparece de cabeça raspada e conta o quanto estou para o ENEM.

A mãe do jovem, é psicopedagoga. Simone, se orgulha em falar do filho. Diz que por muitas vezes encontrou dificuldades para dar um acompanhamento mais especializado para José, mas passamos por isso juntos e vencemos. – Disse.

PUBLICIDADE

Sempre mantivemos ele forte com palavras positivas para que ele se estimulasse à estudar, a família teve uma grande parte nisso. José hoje é o primeiro aluno com síndrome de down a ser aprovado em um curso superior na Universidade.

 

PUBLICIDADE

Escrito por Melissa Lopes

Trazendo "De tudo um pouco" por aqui. Relacionamento, curiosidades, notícias, receitinhas que amamos! Seja bem vindo!