Vídeo que está circulando nas redes sociais, mostra um homem em uma unidade de pronto atendimento em Manaus, o paciente estava com dificuldades para respirar, os médicos improvisaram um equipamento, um saco plástico que servia com uma câmara de ar.
De acordo com a secretaria do estado de saúde de Manaus, todas as UTI para paciente com COVID-19, estão ocupados, por isso muitas pessoas aguardam vagas nos hospitais.
De acordo com a Unidade de Terapia Intensiva, a família desse paciente, autorizou o improviso dos médicos para aguardar uma transferência para um hospital que tivesse vaga para UTI.
A Secretaria Estadual de Saúde, relatou que a partir deste dia 21 de abril, terça-feira, o Estado tem buscado contratar novos profissionais para ajudar no combate contra o COVID-19.
Informaram que a Sala Rosa, um local separado para o tratamento do novo coronavírus, estão com os leitos ocupados 100%, o hospital está trabalhando com a capacidade máxima, por isso, médicos diante deste desafio, improvisa métodos para socorrer a todos os que chegam no hospital.
O Ministério Público, investiga as contas do governo de Manaus, sobre as compras de respiradores para o tratamento da COVID-19, pois o governo teria comprado 28 respiradores, no valor de 106 mil, cada unidade.
Conforme o procurador-geral de contas, o governo federal comprou o mesmo equipamento por 57.300 reais, quase a metade do preço do equipamento que foi comprado pelo Estado do Amazonas.
https://globoplay.globo.com/v/8498163/
O Ministério Público, enviou um documento ao governo federal, dando um prazo de 3 dias para explicarem a compra elevada do equipamento, se não houver respostas, o órgão terá que responder judicialmente, por sonegação de documento.
Nesta terça-feira dia 21, o Amazonas registrou 110 casos de COVID-19, totalizando 2.270 casos confirmados de coronavírus no estado e 89 mortes Foram confirmadas, totalizando 193 no Estado do Amazonas.
Via: g1.globo.com