Domingo de tragédia para o futebol. No decorrer do jogo entre Always Ready e Oriente Petrolero, pelo Campeonao Boliviano, o árbitro Víctor Hugo Hurtado teve um mau subido, caiu no gramado e não resistiu.
O árbitro, que tinha 32 anos e uma filha, passou mal no segundo tempo e ainda foi levado para um hospital local. Tentaram várias vezes reanimá-lo, mas não conseguiram.
O jogo foi disputado no Estádio Villa Ingenio de El Alto, inaugurado no ano passado e considerado um dos mais altos do mundo, a mais de quatro mil metros de altitude na grande La Paz. A princípio, não há qualquer relação do mau súbito com relação aos efeitos da altitude.
Depois tragédia, o presidente boliviano, Evo Morales, manifestou suas condolências: “Lamentamos a morte do árbitro Víctor Hugo Hurtado, enquanto ele dirigia a partida entre Always Ready e Oriente Petrolero.
Enviamos nossas condolências e solidariedade à sua família, amigos e colegas. O futebol boliviano está de luto”, escreveu em sua rede social.
Minutos depois, A Federação Boliviana também emitiu uma nota oficial nas redes sociais. “A Federação Boliviana lamenta comunicar o falecimento do árbitro de primeira categoria, senhor Víctor Hugo Hurtado Ogeda, por causas ainda não determinadas.
O colegiado estava dirigindo a partida entre Always Ready e Oriente Petrolero. A FBF expressa, à família do profissional, sua solidariedade e apoio neste momento de dor. Em tempo de profundo pesar, a FBF decreta luto de sete dias no futebol nacional.”
Segundo com a imprensa local, a causa da morte do árbitro foi uma parada cardíaca.
O jogo estava empatado em 0x0 quando aconteceu, no começo do segundo tempo. A partida não foi interrompido, e o Always Ready acabou vencendo e goleando em casa, após outro árbitro assumir o comendo.
O campeonato boliviano está na sua penúltima, e o time que venceu, Always Ready, está em oitavo com trinta pontos, enquanto o time derrotado, Oriente Petrolero está na sétima colocação com trinta e quatro pontos.
Lembrando que esse campeonato possui menos rodadas e times em relação ao campeonato brasileiro, que tem trinta e oito rodadas e vinte times, já o boliviano possui vinte e seis rodadas e quatorze times.