O Brasil está no segundo lugar no ranking de mortes por covid-19 no mundo, são reportados mais de 30 mil casos de brasileiros contaminados por dia em várias ocasiões ultrapassou a marca de mil mortes diária por covid-19, nos países já possuem mais de 900 Mil casos confirmados da doença e mais de 45 mil mortes.
A pandemia teve início nas partes mais ricas da população brasileira e agora atinge as áreas mais pobres, teve início nas capitais e agora cresce no interior ameaçando a vida daqueles que são mais vulneráveis, principalmente os moradores de favelas, os moradores de rua, as comunidades indígenas.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, o Estado do Amazonas tem a maior taxa de mortalidade por covid-19, os hospitais de Manaus estão lotados e as equipes médicas trabalham cuidando de pacientes extremamente doentes, grande parte das pessoas que dão entrada na UTI estão morrendo.
Em Tefé, lugar que fica pouco mais de 500 km de Manaus, os profissionais de Saúde enfrentaram a situação desafiadora, pois quase todos os pacientes que estavam no hospital com covid-19 morreram.
Também o estado do Rio de Janeiro e São Paulo, teve taxas elevadas da doença, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, à um número elevado de médicos e enfermeiros que estão morrendo de covid19 no país, mais do que qualquer outro lugar do mundo.
Segunda Secretaria são mais de 11 mil casos confirmados no meio dos Profissionais de Saúde e mais de 100 mortos, também declarou que a testagem está sendo muito lenta, 10 vezes menor do que os Estados Unidos, 12 vezes menor do que Portugal, por isso muitos dizem que os números não são realidade no país.
Segundo relato dos especialistas a pandemia da covid19 no país está longe de chegar ao fim, em alguns estados já estão descendo a curva da contaminação, nas cidades do interior estão iniciando a subida, podem se tornar nos próximos dias o epicentro da pandemia.
A pandemia se move rapidamente e de forma imprevisível em vários países, principalmente no Brasil que tem levado muitos pessoas a perderem seus meios de subsistência, todos estão de mãos atadas sem poder fazer nada contra isso.