Paulo Gustavo, permaneceu longos dias na unidade hospitalar, e os médicos que acompanharam o seu tratamento, no RJ, relataram no fim de semana, antes da triste notícia da sua morte, uma melhora no decorrer da internação.
Onde ele interagiu e mostrou que se estava recuperando. Um tempo depois, já no domingo (2) de maio , ele de repente teve uma piora no seu estado clínico, como se tivessem desligado um interruptor.
A equipe médica, cedeu uma entrevista ao Fantástico onde detalhou todo o tratamento realizado ao artista, como também as suas lutas contra a doença. Paulo Gustavo, não resistiu e veio a óbito na terça dia 4 de maio.
No fim de semana antes, ele apresentava-se relativamente ótimo, no qual a equipe médica estava confiante, que ele ia se recuperar. Ainda nessa mesma altura, a sua sedação foi diminuída, e ele ainda interagiu com familiares e amigos.
Para o médico Rafael Potes, ele afirma que esse talvez tenha sido o melhor dia de todo o tempo hospitalizado.
Susana Garcia, amiga e cineasta, contou no programa Fantástico, em suas palavras, que sempre falavam para ele repetir uns gestos, e ele sempre correspondia. Ela disse ainda, que todos diziam que ele estava melhorando.
Entretanto, o quadro de momento para o outro mudou radicalmente no domingo. Flávio Miranda, chefe da terapia intensiva disse em suas palavras, que foi como lhe tivesse desligado o interruptor. Que ele ficou pálido, e a sua pressão arterial caiu, e ele parou de interagir. Ele disse ainda, que isso ocorreu umas quatro vezes no decorrer da tarde.
A piora do estado de saúde do ator foi uma fístula, entre alvéolos do pulmão, e a veia pulmonar, que autorizava a entrada de ar na corrente sanguínea. No qual causou uma embolia gasosa.
Flávio ressalta que o coração e o cérebro foram órgãos que imediatamente foram afetados por essa quantidade de ar. Mas não havia como corrigir. Ele diz ainda, que não tem como diagnosticar a área que está a acontecer e nem como corrigir.
O médico explica ainda, que nesse momento, na noite de segunda (3), foi o momento que o hospital divulgou toda a informação sobre o estado de saúde do ator que se tinha tornado irreversível.Ele veio a óbito no dia seguinte.
Susana Garcia amiga do ator disse que ele era uma pessoa saudável, e teve o melhor tratamento. No qual foi feito todo o possível mas ele morreu, conclui.