O que é uma doença crônica?

visão global

Uma doença crônica é aquela que dura por um longo período de tempo e normalmente não pode ser curada. É, no entanto, às vezes tratável e gerenciável. Isso significa que, com algumas doenças crônicas, você ou seu ente querido podem retornar às atividades cotidianas.

Com outras doenças crônicas, pode ser difícil participar de atividades cotidianas ou a condição pode ser progressiva, piorando com o tempo.

PUBLICIDADE

É importante entender que algumas pessoas com doenças crônicas enfrentam obstáculos invisíveise podem parecer completamente saudáveis ​​do lado de fora.

Aprender a administrar os efeitos de uma doença crônica pode ajudar muito a lidar com o diagnóstico, os efeitos colaterais e as complicações, independentemente do grau de gravidade de sua condição.

Como é ‘cronicamente doente’ legalmente definido?

Definições jurídicas são freqüentemente diferentes do significado cotidiano. No caso de doença crônica, a definição legal pode ser usada para determinar a elegibilidade para determinados serviços.

PUBLICIDADE

Legalmente nos Estados Unidos, alguém que é cronicamente doente se encaixa nesses critérios:

  • Eles são incapazes de cumprir pelo menos duas atividades da vida diária (tomar banho, comer, ir ao banheiro, se vestir) por pelo menos 90 dias.
  • Eles têm um nível de incapacidade semelhante aos critérios acima.
  • Eles exigem supervisão e assistência substanciais para se protegerem contra ameaças de saúde e segurança por causa de comprometimento físico ou cognitivo.

Essas definições podem ser usadas para confirmar que uma pessoa é elegível para seguro de assistência de longo prazo, seguro de invalidez ou outros cuidados. No entanto, é importante notar que empresas individuais, empresas e até países podem ter definições e critérios diferentes para doenças de longo prazo.

Dependendo da sua doença, sintomas e nível de comprometimento, você pode não se qualificar para alguns benefícios e serviços quando você inicialmente solicitar ou fizer uma solicitação. No entanto, se a sua condição ou os requisitos legais mudarem, pode valer a pena aplicar novamente.

Nem todas as pessoas com doenças crônicas são reconhecidas como deficientes. Em alguns casos, as deficiências causadas pela doença podem atingir o nível de incapacidade, porque a doença impede que você cumpra suas atividades diárias. Em outros, você nunca pode ter deficiências físicas suficientemente graves para se qualificar para a deficiência.

Há certas coisas que todas as pessoas com doenças crônicas têm em comum?

A experiência de cada pessoa com doenças crônicas é diferente e pode mudar com o tempo. No entanto, essas características são comumente compartilhadas entre pessoas com doenças crônicas:

Condição de longo prazo sem uma cura atual

O tratamento e as mudanças no estilo de vida podem ajudar a melhorar os sintomas da doença crônica, mas não há cura para nenhuma das doenças crônicas mais comuns. Isso significa, infelizmente, que não há como eliminar completamente os sintomas e a doença.

Dor Crônica Mascarada

Para muitos indivíduos, a doença crônica anda de mãos dadas com a dor crônica.. Como sua dor pode não ser visível para os outros, ela é considerada “invisível” ou “mascarada”. Você pode não sentir dor nos primeiros estágios da doença, mas pode se desenvolver.

Fadiga Crônica, Piora

Cada tipo de doença crônica causa seu próprio conjunto de sintomas, mas muitos compartilham alguns sintomas comuns, incluindo fadiga e dor. Você pode cansar-se facilmente, e isso pode forçá-lo a manter o “horário” de seu próprio corpo e descansar quando ele lhe disser.

Isso também pode significar que você não pode manter todos os seus compromissos sociais como antes. Pode, em alguns casos, dificultar a manutenção de um emprego.

Requer vários especialistas

Para tratar a doença e os sintomas crônicos, talvez você precise ver uma variedade de profissionais de saúde. Isso inclui médicos que cuidam da doença ou doença subjacente, especialistas em cuidados com a dor e outros especialistas que podem ajudá-lo a superar os sintomas e os efeitos colaterais.

Sintomas imutáveis

O dia-a-dia com uma doença crónica pode consistir em sintomas monótonos e imutáveis. Isso significa que você pode enfrentar dores, juntas rígidas e outras questões no dia a dia. Esses sintomas também podem piorar durante o dia e se tornar insuportáveis ​​à noite.

Alto risco de depressão

A depressão pode ser mais comum em pessoas com doença de longa duração. De fato, até um terço dos indivíduos com uma doença crônica foram diagnosticados com depressão. 

Pode progredir para incapacidade funcional ou incapacidade

A doença crônica persiste durante toda a sua vida. Não há cura permanente. Com o tempo, a doença e outros sintomas relacionados a ela podem levar à incapacidade ou incapacidade de realizar atividades diárias.

Condições geralmente consideradas doenças crônicas

Muitas doenças podem ser consideradas crônicas ou de longo prazo. No entanto, eles podem não causar incapacidade ou impedi-lo de completar suas atividades diárias. Estas estão entre as doenças crônicas mais comuns:

  • asma
  • artrite
  • câncer colorretal
  • depressão
  • doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)
  • doença renal crônica
  • doença cardíaca
  • HIV ou AIDS
  • câncer de pulmão
  • acidente vascular encefálico
  • Diabetes tipo 2
  • osteoporose
  • esclerose múltipla
  • fibrose cística
  • Doença de Crohn

Se você tem um amigo ou um ente querido que esteja cronicamente doente

Uma doença crônica pode ser difícil em uma base diária. Se alguém em sua vida tiver sido diagnosticado com uma condição de longo prazo ou doença crônica, essas técnicas podem ser úteis para você e seu amigo:

O que não dizer

Muitos indivíduos com uma doença crônica enfrentam muitas questões. Embora possa ser bem-intencionado, é melhor não questioná-los sobre seus sintomas, relatórios médicos ou teorias médicas. Se eles quiserem voluntariar esta informação, eles irão.

Em vez disso, continue conversas que não exigem o lembrete de sua doença. Eles vão apreciar a pausa.

Como lidar com planos cancelados

Pessoas com doenças crônicas muitas vezes experimentam fadiga inevitável. Isso significa que eles podem não ter energia para almoços, jantares ou happy hours.

Se eles ligarem para cancelar planos, seja compreensivo. Ofereça-se para trazer o jantar para eles. A empatia pode percorrer um longo caminho.

Ouço

Cada dia com uma doença crônica pode ser diferente e difícil. Muitas vezes, uma pessoa que vive com uma doença crônica precisa de alguém que seja simpático e aberto, que ouça, mas não faça sugestões ou faça perguntas.

Como oferecer suporte

Ofereça-se para ajudar seu amigo com tarefas que podem estar drenando. Isso inclui pegar mantimentos ou levar crianças ao treino de futebol.

Você também pode incentivá-los a encontrar apoio na forma de um terapeuta ou sessão de terapia em grupo. Você pode até se voluntariar para participar de uma sessão em grupo. Amigos e familiares também precisam de apoio neste momento.

PUBLICIDADE

Escrito por Pa