Por que meus ombros clicam, estalam, rangem e racham?

Causas da crepitação do ombro

Seu ombro é organizado em uma configuração de junção de bola e soquete. Seu osso úmero se encaixa por baixo e dentro de sua escápula ou omoplata, e quatro músculos chamado de manguito rotador conectá-los. Uma estrutura feita de cartilagem, chamada labro, atua como uma espécie de copo macio dentro da omoplata que mantém o braço no lugar.

Sua articulação do ombro está conectada de uma maneira que permite a mobilidade máxima de seus braços. A mesma anatomia que permite uma ampla gama de movimentos também deixa o ombro mais vulnerável a lesões do que as outras articulações.

Aqui estão algumas causas comuns do som que você está ouvindo.

PUBLICIDADE

Bursite escapulotorácica

Sacos cheios de fluido chamados bursa protegem suas articulações e ajudam as superfícies de sua articulação e soquete a se moverem em harmonia. Quando a bursa ficar inflamada, você poderá sentir uma pontada dolorosa ou um calor e ouvir um estalo quando tentar mover os braços em qualquer direção. Essa condição também é conhecida como síndrome de escápula de ressalto.

Malunion de fraturas da escápula ou costelas

Uma fratura do ombro pode acontecer por causa de um acidente de carro, esportes de contato ou queda – entre outras razões. Embora a dor de sua lesão possa ter desaparecido há muito tempo, um som ocasional de ranger ou estalar poderia ser um efeito colateral permanente. Mesmo uma fratura fina, se não cicatrizar corretamente, pode causar uma sensação de estalo em seu ombro.

Quando seus ossos se fundem após serem separados, os sulcos podem ser criados ao longo de suas omoplatas ou costelas. Estes sulcos são mais propensos a pegar ou roçar os músculos e, às vezes, emitem um ruído audível.

PUBLICIDADE

Labral rasga

Uma estrutura feita de cartilagem chamada lábio pode se rasgar por causa do uso excessivo, da idade ou da lesão. Lágrimas labrais são frequentemente muito dolorosas. Essas lágrimas criam um som de estalar quando você tenta usar o ombro por qualquer motivo. Em vez de um ocasional estouro ou dor, as lágrimas labrais criam uma dor e desconforto consistentes com quase qualquer atividade.

Osteocondroma

Um crescimento benigno em seu ombro, escápula ou caixa torácica, chamado osteocondroma, pode causar rachaduras no ombro quando você levanta o braço. Esses tipos de crescimentos são os crescimentos ósseos benignos mais comuns. Às vezes as pessoas com esses crescimentos não apresentam outros sintomas.

Cavitação

Às vezes, malhar ou simplesmente levantar os ombros rapidamente pode liberar o gás de suas articulações, como acontece quando você quebra os nós dos dedos. Nestes casos, não há nenhuma condição subjacente ou dor que esteja conectada à sua fissura de ombro.

Esse tipo de som está relacionado à cavitação ou bolhas de ar nas articulações. O mecanismo exato de como isso acontece não é claro .

Osteoartrite

Conforme você envelhece, a cartilagem esponjosa que impede que seus ossos se esfreguem uns contra os outros pode começar a se romper. Um estalido ou estalo no seu ombro pode significar que seus ossos estão fazendo contato um com o outro como resultado. O som de ralar ou rachar pode ser um sintoma precoce de artrite.

Ombro estalando e dor

Crepitação na articulação do ombro nem sempre causa dor. Seus tendões e ossos podem fazer um som de rachadura mesmo quando eles estão trabalhando juntos perfeitamente. Mas se a sua rachadura comum é acompanhada de dor, certamente pode ser um sintoma de uma lesão ou outra condição de saúde.

Se a dor que você sente ocorrer após uma lesão recente, pode haver uma tensão muscular interna, ruptura ou fratura que precisa ser tratada. Seu ombro pode se sentir bem até você tentar movê-lo em certas direções. Se você for saudado com um barulho de craque e irradiando dor toda vez que levantar o braço, deve consultar um médico.

Se os ferimentos no ombro não forem tratados adequadamente, o intrincado sistema de tendões e músculos que mantém a articulação unida pode ficar prejudicado. Às vezes, lesões no ombro que não cicatrizam adequadamente resultam em uma condição chamada “ ombro congelado ”, que restringe sua amplitude de movimento.

Tratamento

Tratamentos comuns para dores recorrentes no ombro incluem:

  • injeções de corticosteróides
  • medicamentos anti-inflamatórios
  • fisioterapia
  • ajuste quiroprático de seus ossos
  • massagem terapêutica

Em outros casos, analgésicos vendidos sem receita médica podem ser tudo o que você precisa. Um médico decidirá sobre um plano de tratamento dependendo do que está causando sua condição no ombro.

Em alguns casos, os remédios caseiros são suficientes para tratar a dor no ombro. Se seus ombros simplesmente estalarem ou estourarem ocasionalmente sem causar muito desconforto, você pode tentar tratar sua crepitação em casa. Considere a possibilidade de experimentar alguns destes remédios caseiros quando sentir o ombro estalar:

Postura

Trabalhar para se sentar de frente enquanto você está no computador ou dirigindo pode fazer uma enorme diferença na maneira como os seus ombros se sentem. Boa postura pode acabar com a dor crônica no ombro para algumas pessoas.

Rolo de espuma

Os rolos de espuma , frequentemente utilizados por fisioterapeutas, são relativamente baratos e podem ser facilmente adquiridos para uso doméstico. Esses rolos estimulam o tecido mole do ombro. Se a sua dor no ombro é causada por dor, sentado o dia todo ou má postura, pelo menos um estudo sugere que esse tipo de terapia manual pode ajudar.

Ioga

A pesquisa nos diz que a ioga pode ser uma maneira eficaz de minimizar e melhorar a dor no ombro ao longo do tempo. Yoga tem o benefício adicional de melhorar a postura e respirar enquanto pratica.

Compressa fria ou gelo

Se o seu ombro estiver lesionado, aplicar uma compressa fria ou gelo pode reduzir a inflamação. Isso pode anestesiar sua dor e diminuir o inchaço. Uma compressa fria também pode ajudar a sua lesão no ombro a começar a curar mais rapidamente.

Uma revisão de vários estudos que focalizaram compressa fria após uma lesão muscular ou óssea indica que é quase sempre melhor do que nenhum tratamento.

Leve embora

Ombro e desconforto no ombro não é incomum, mas encontrar sua causa específica pode ser um pouco complicado. Se você notar vermelhidão, inchaço ou calor ao redor da articulação do ombro, marque uma consulta com um médico para discutir suas preocupações. Certifique-se de mencionar qualquer dor ou desconforto recorrente que ocorra com a atividade diária

PUBLICIDADE

Escrito por Pa