Foi anunciado pelo Governo Federal nesta quarta-feira (1) de abril, que irá pagar um auxilio emergencial de R$600 mensais, durante três meses aos trabalhadores informais, aos desempregados e MEIs.
Uma possibilidade para conseguir receber esse beneficio é estar inscrito no CadÚnico do Ministério da Cidadania, até o ultimo dia 20 de março. Para aqueles que realizarem a inscrição após esta data este enquadramento não será mais valido ou seja, não adianta a realizar a inscrição se o objetivo for receber o auxilio.
Para aqueles que não possuírem o cadastro, precisam ter os seguintes requisitos:
Ser titular de pessoa jurídica (micro empreendedor)
Cumprir o requisito de renda média ( uma renda mensal de meio salário minimo por pessoa, e ate 3 salários mínimos por familia).
Ser contribuinte individual ou facutativo da Previndência Social.
Alem de precisar ser maior de 18 anos e não ter rendimentos tributáveis acima de 28.559 reais no ano de 2018.
O Cadastro Único, só poderá auxiliar na verificação da renda de quem estava inscrito ate o dia 20 de março. Para aqueles que não estiverem cadastrados também poderão receber o beneficio de 600 reais, porem a verificação da renda será feita através da autodeclaração feita em uma plataforma digital.
Será disponibilizado um aplicativo nesta próxima terça-feira 7 de abril, para aquelas pessoas informais que não estão em outros cadastros do governo federal e possam se inscrever e poder habilitar este auxilio.
De acordo com a declaração do Ministro da Cidadania, as pessoas que não possuem nenhum cadastro do governo, deverão ser as ultimas a possuírem o beneficio de 600 reais.
Esse registro foi criado para estabelecer um controle do governo sobre como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. É um programa que abrange outros benefícios sociais como o bolsa família e a Tarifa social de energia elétrica.
Via: g1.globo.com