O bebê estava a espera de ter uma vaga, para ser atendido por um cardiologista infantil, desde a última sexta-feira (12). Durante o transporte ele acabou por quebrar e precisou de fazer três paragens, enquanto realizava a viagem para São Bernardo do Campo (SP), onde o bebê conseguiu uma vaga depois de um meio de liminar, na manhã desta quinta (18).
O menino, Lorenzo Gabriel Soares, de um ano e dois meses, reside com a família em Mongaguá, e precisou de dar entrada na unidade hospitalar devido a uma cardiopatia congênita. O menino acabou por ficar hospitalizado, a tratar de uma infeção grave, e aguardava que o estado lhe desse uma vaga para ser atendido por um cardiologista infantil, para tentar realizar a cirurgia para a correcao do problema do coração, uma vez que nenhuma unidade hospitalar da Baixada Santista prestava auxilio no atendimento.
Segundo o tio do menino, Regiane Maria Andrade, técnica de enfermagem, disse que nesta manhã desta última quarta (17), a infeção regrediu, e que por esse motivo, os médicos tomaram a decisão de reduzir a dose dos medicamentos. Além disso, por volta das seis horas, o menino sofreu uma parada cardíaca, e o quadro de saúde se agravou.
A enfermeira falou ainda, que a vaga já foi liberada pela Justiça, na tarde desta quarta, depois de o advogado da família ter dado entrada a um pedido de liminar pedindo o atendimento.
O pedido foi aceite, e a vaga já foi liberada nesta quinta. O transporte do menino, foi feito através de uma UTI móvel, um veículo preparado para socorrer esse tipo de casos de emergência e urgência, aos pacientes que sofrem de patologias graves e riscos iminentes de vida.
Ela diz ainda, que durante o percurso, o câmbio do veículo acabou por quebrar três vezes, no qual foi impedido a troca de marchas. O motorista acabou por receber auxílio no veículo. Mas devido à gravidade do bebê, o motorista, decidiu seguir o percurso, e subiu a Serra do Mar, mais lento devido ao problema da ambulância.
Atrás, seguia o pai e a tia do bebê, que captaram o momento em que o motorista seguia lentamente, fazendo o trajeto. Já depois de uma hora e meia da saída, finalmente conseguiram chegar ao destino, onde Lorenzo foi transferido e entubado de novo.
No final tudo correu bem, e a família pede que continuem orando pelo pequeno Lorenzo.
Via: g1.globo.com